7.7.08

Inácio Martins recebe projeto com foco na sensibilização socioambiental

Já imaginou assistir um vídeo sobre sua cidade? E melhor, produzido com a participação da própria comunidade? Estímulo, sensibilidade e percepção são as palavras chaves do Projeto Despertar Socioambiental: comunicação e interação com a comunidade de Inácio Martins.


A ação faz parte do Instituto de Ecoturismo do Paraná, por meio do Projeto Paraná Biodiversidade, financiado pelo GEF (Global Environmental Facility Fund)/ Banco Mundial.
Com o objetivo de buscar a percepção da comunidade sobre a Floresta com Araucária na região, o projeto pretende mobilizar a comunidade de Inácio Martins a conhecer a importância do Corredor Ecológico Araucária, criado pelo Governo do Estado para recuperar e conservar uma das regiões que mais possui remanescentes de Floresta Ombrófila Mista.
Conhecida popularmente como Floresta com Araucária, estudos revelam que resta apenas 1% de floresta nativa no Estado. Grande parte da perda da biodiversidade desta floresta se deve a grande exploração da madeira com a construção da linha férrea São Paulo – Rio Grande do Sul, que passa dentro de Inácio Martins. Segundo a história da cidade, a partir da década de 1940 surgiram os primeiros compradores de pinheiros e iniciou-se a extração da madeira em larga escala.
O Projeto Paraná Biodiversidade vem elaborando estratégias de manejo sustentável e conservação dos recursos naturais com o desafio de formar corredores ecológicos ligando unidades de conservação. O Corredor Araucária abrange 11 municípios, sendo que Inácio Martins é o primeiro, estrategicamente localizado como porta de entrada do Corredor.
Uma das principais ações previstas no projeto Despertar Socioambiental é capacitar alunos e professores do Colégio Estadual Parigot de Souza, única instituição que possui ensino médio no município, para a produção do documentário audiovisual. “A partir de oficinas de educação ambiental e educomunicação os jovens poderão participar desde a elaboração do roteiro do vídeo até fazer entrevistas com a própria comunidade gerando um diálogo maior sobre meio ambiente e sobre a realidade da região”, ressalta a coordenadora de educação ambiental do projeto, Flávia Fernandes.
A proposta do vídeo, ferramenta de cunho informativo e didático interdisciplinar de educação ambiental, vem ao encontro da própria comunidade despertar o interesse pela história de Inácio Martins e por sua realidade atual. Além de estimular o público jovem para o diálogo socioambiental, o vídeo servirá como complemento para que os professores da rede municipal e estadual possam utilizar como material de apoio às disciplinas de ciências, história, geografia, entre outros, ampliando a percepção da comunidade local.

6 comentários:

Unknown disse...

Parabéns meninas! Tem tudo para dar certo!

ROMA3000 disse...

Parabéns a equipe e pela iniciativa deste projeto tão importante para nosso meio ambiente.

Ronaldo

Jheny^^) disse...

Muito boa a experiência de ter participado!!!
todos aki adoramos!!!!
e torcemos para que tudo de certo daki pra frente!!!

Sandy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandy disse...

Experiência inesquecível ter participado e convivido com todos vocês nesse projeto que está de parabéns.Espero que em breve possamos trocar mais informações,e nos reunir novamente,que esse despertar e conscientização nunca pare.Também estou torcendo por vocês.

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa... o projeto está ótimo....