23.3.09

Audiovisual em Co-produAção com as Crianças de Inácio!

Além de estimular o público jovem para o diálogo socioambiental, o vídeo servirá como complemento para que os professores da rede municipal e estadual possam utilizar como material de apoio às disciplinas de ciências, história, geografia, entre outros, ampliando a percepção da comunidade que habita a região.
O documentário tem a duração de 24 minutos e retrata a importância do remanescente de Floresta com Araucária dentro do Corredor Ecológico Araucária, implantado em 2003 pelo Governo do Estado, através do Projeto Paraná Biodiversidade. O principal objetivo do “Despertar” foi buscar a percepção da comunidade em relação ao corredor.
Além do desenvolvimento do vídeo, o projeto trabalhou com a sensibilização ambiental e a educomunicação para 15 jovens e cinco professores do Colégio Estadual Parigot de Souza. O público trabalhado levantou informações através de teatro, trilha na mata, produção de jornal-mural, entre outros, que orientou a equipe audiovisual na construção do roteiro do vídeo.
“Para mim o projeto representou o ‘despertar’ para a realidade do nosso município, que muitas vezes não paramos para pensar quanta diversidade estamos perdendo. Eu acho que esse projeto formou multiplicadores de defensores do Meio Ambiente, da nossa Biodiversidade. Agora somos uma semente e no futuro muitos frutos”, expressa a professora Vanderléia Pinto, que participou das oficinas oferecidas pelo projeto.
O “Despertar Socioambiental” começa, em dezembro, sua segunda edição no município de Guaraniaçu, que pertence ao Corredor Iguaçu-Paraná. A ação faz parte do Instituto de Ecoturismo do Paraná, através do Projeto Paraná Biodiversidade, financiado GEF (Global Environmental Facility Fund)/ Banco Mundial.

Nenhum comentário: