29.3.09

Educomunicação :: Pedagogia da Alternância :: Agricultura Familiar



Na segunda edição do projeto Despertar Socioambiental buscamos a percepção da comunidade de Guaraniaçu, localizado no oeste do estado, em relação ao Corredor Ecológico Iguaçu-Paraná.
Na primeira propriedade que visitamos, de João e Aparecida Strazza, localizada na comunidade Alto Alegre, aproximadamente 10 km do centro da cidade, percebemos que a questão da agricultura familiar é ponto principal dos pequenos produtores de Guaraniaçu. A família de João produz um pouco de cada coisa para subsistência como frango caipira, ervas medicinais, vaca de leite. Os produtos ainda não são vendidos para o Celeiro – Mercado do Agricultor – mantido pela Associação da Agricultura Familiar de Guaraniaçu (AAFAMIG), mas a família vende sob encomenda. Eles possuem uma lavoura pequena com horta para o próprio consumo da família e quem cuida da horta são os filhos Laurindo e Amanda, alunos da Casa Familiar Rural.
Assim como a família de João e Aparecida, a principal dificuldade é a falta de financiamento e a assistência técnica e rural, embora a Emater esteja cumprindo suas demandas. Os moradores afirmam que com a organização da agricultura familiar no município muitas famílias estão sendo beneficiadas e tem recebido assistência dos órgãos competentes. Segundo Aparecida Strazza, é só uma questão de tempo para que essas famílias se organizem e possam aperfeiçoar suas produções.
Corredor Iguaçu-Paraná - Em relação ao Corredor Iguaçu-Paraná, os produtores tem muito cuidado com a beira do rio. Além de cercar os 20% da área de mata ciliar, a família já está construindo a proteção de fonte e cumprindo a Reserva Legal, como manda a Lei. As famílias estão sendo orientadas pela Casa Familiar Rural, que ensina técnicas aos seus alunos, além da assistência da Emater aos pequenos e médios agricultores.


A Casa Familiar Rural – Após passar dias intensos convivendo com professores, alunos e funcionários da Casa Familiar Rural, buscamos a percepção do papel da pedagogia da alternância na agricultura familiar. A pedagogia da alternância é uma metodologia de ensino teórico-prática onde os alunos permancem uma semana na escola e uma semana em suas propriedades aplicando conhecimentos sobre agricultura orgânica, planejmanto familiar, preservação ambiental, entre outros.
De acordo com os professores a Casa Familiar Rural vem dando grandes resultados para as famílias de agricultores. “Nós não formamos apenas futuros agricultores, nós também formamos cidadãos”, reforça Franciele Gervarsoni, monitora e professora do CFR. A equipe do Despertar se sensibilizou com a forma de trabalho diferenciada que a CFR oferece aos seus alunos e ofereceu aos professores uma oficina de Educomunicação – módulo Jornal-mural, para que eles possam trabalhar com a produção de comunicação dentro da metodologia da alternância. A oficina de educomunicação faz parte da metodologia Rede Mandala, criada pela equipe interdisciplinar do Instituto de Ecoturismo do Paraná.
Segundo Francieli, na pedagogia da alternância, adotada pela CFR, existe uma atividade chamada “colocação em comum”. Essa atividade é um espaço de diálogo onde os alunos expõem o que fizerem em suas propriedades durante a semana em que ficaram em casa. “Se usarmos o jornal-mural para reproduzir esse diálogo, acredito que possamos engrandecer as conversas e fazer com que eles exercitem a escrita e possam registrar aquilo que fizeram”, complementa Franciele.
Na propriedade da família de Eloi e Jane Giacomel, localizada na comunidade Rocinha, o maior ganho de 2008 foi com a produção do bicho da seda. A família conta que após ter colocado o filho Willian na Casa Familiar Rural a tendência foi só melhorar as produções agrícolas na propriedade dos Giacomel. “Nosso filho nos traz uma série de conhecimentos como adubação, proteção de fontes, entre outros, que só vem somar com o que estamos buscando para melhorar nossa qualidade de vida”, ressalta Eloi.

2 comentários:

Engº Agrônomo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Engº Agrônomo disse...

Olá. Sou Engenheiro Agrônomo, natural de Guaraniaçu e aqui resido. Conheço o trabalho da Casa Familiar Rural e gostaria de parabenizá-los pelo belíssimo trabalho.